Terapia Musical

Terapia é um termo de origem grega que significa “tratar, prestar cuidados”. A terapia musical é o uso da música no combate aos sintomas ou causas dos distúrbios psicossomáticos, podendo ser usada como método preventivo ou de tratamento, com o objetivo de restabelecer o bem-estar e a saúde física e mental.

Obtenha todos os benefícios da terapia musical no nosso Workshop Terapia Musical.

Origem da música

No nosso passado, antes das primeiras civilizações e mesmo do próprio conceito de tempo, estão as origens daquilo que viria a ser conhecido como música. Esse conceito nasceu de um sentimento de comunhão, da necessidade de estarmos mais plenamente unidos e de entendermos o universo e nosso lugar nele. Talvez jamais venhamos a saber quando, ou em quais circunstâncias, foi emitida a primeira frase musical.

O mais antigo indício de atividade musical que possuímos aconteceu 10 mil anos antes de Cristo. Já naquela época remota, nossos primeiros ancestrais começaram a atribuir poderes mágicos ao som. Esses poderes envolviam o mundo dos espíritos, a vida no mundo natural e a possibilidade de criar e dar mais sustentação a vida humana.

Uma coisa importante é entendermos que o pensamento dos povos antigos era voltado para o som e não para a música. Quando o pensamento é voltado para o som, pensamos em música de uma forma muito mais abrangente.

O ser humano e a música

Nós, humanos, somos seres musicais e estamos sempre à procura da harmonia. Vibramos em tons maiores, tendência do nosso temperamento masculino (Yang) e em tons menores, tendência do nosso temperamento feminino (Yin). Segundo os estudiosos, somos uma manifestação sonora afinada em um som harmônico. A afinidade entre duas pessoas começa a existir quando ambas estão em uma mesma sintonia, ou seja: os sons harmônicos vibram na mesma intensidade.

Somos instrumentos musicais na sinfonia da vida e o nosso desempenho depende da vida que levamos. Podemos produzir harmonia ou desarmonia, podemos estar afinados ou desafinados. Não é fácil descobrir em que nota musical vibramos, mas uma coisa é certa: devemos vibrar em harmonia com o Universo. Quando estamos em desarmonia, produzimos doenças no corpo físico.

Novalis, o poeta e místico do romantismo disse com propriedade: “Toda doença é um problema musical”.

No oriente

No século VI a.C., Pitágoras considerava a música e a dieta os dois meios de limpar tanto a alma quanto o corpo e manter a saúde de todo o organismo. O homem, ao se aprofundar nesses conhecimentos, ganha consciência da importância de procurar e encontrar sua harmonia musical e de usá-la em benefício da saúde física, mental e espiritual. Essa prática não é tão comum no ocidente, pois aqui ainda não valorizamos esses sons harmônicos.

Os orientais se exercitam com os sons harmônicos, ouvindo-os ou entoando-os, acreditando que os mesmos podem revelar riqueza interior. Com a prática, acreditam eles: um mundo novo se abre diante de nós. Quanto mais tempo praticarmos, mais profundo será nosso conhecimento.

A música enquanto terapia

Nos últimos tempos, a música está sendo concebida dentro de padrões organizados pela cultura humana. A nossa música atual, ao se organizar, aboliu uma série de sons emitidos pela natureza. Nesse momento, a música dita tradicional começou a se distanciar da música (som) que tinha poder de cura.

A terapia musical é o resgate do processo criativo com o pensamento voltado para a abrangência do som. Por isso, essa prática considera os sons da natureza como parte da criação musical. O vento, o barulho da água e o canto dos pássaros são ingredientes indispensáveis para uma terapia com música.

A música usada de maneira terapêutica serve para harmonizar o ser humano, restabelecendo o bem-estar e proporcionando uma vida mais saudável. Temos certeza de que agora todos vão entender a diferença entre a música tradicional e a terapêutica.

Pra quem serve?

A terapia musical é bem-vinda na vida de todos os seres humanos e também pode ser aplicada em clínicas e hospitais, por terapeutas holísticos e pessoas que buscam o autoconhecimento. Nós da Sonergia temos a missão de divulgar esse trabalho através de nossas palestras, oficinas, cursos e workshops.

O método Sonergia

Aqui na Sonergia criamos músicas para terapia com aplicações técnicas importantes que tornam a vida do ser humano mais harmoniosa. Algumas delas são:

  • Tônica relaxante
  • Andamento musical igual ao do coração em repouso
  • Exercícios de respiração com música
  • Viagens mentais. Música com roteiro para equilibrar os hemisférios cerebrais
  • Visualizações criativas